Esqueça aquela visão romântica sobre a Idade Média que os filmes te contam. Aquelas mulheres elengantérrimas, com aqueles vestidos longos e os homens viris, usando cartolas e acendendo charutos. Saiba que você foi enganado. Os costumes daquela época eram muito mais nojentos do que os filmes te contam. Descubra o porquê:

1 - As pessoas mantinham urina e fezes em uma caixa, embaixo da cama

Os “banheiros” costumavam ser buracos feitos no quintais das casas, logo, com a escuridão das madrugadas, ninguém encarava sair de casa. Por isso, na hora do aperto, as necessidades eram feitas em uma caixa que ficava no próprio quarto. Detalhe: A caixa servia também para os casais, que inclusive, a dividiam durante a noite. No dia seguinte, para esvaziá-la, era só jogar tudo pela janela (na rua).

2 - Todos tomavam banho na mesma água

Chuveiro ou água encanada eram uma realidade bem distante naquela época, assim, os banhos eram acontecimentos raros, nos quais se enchiam uma grande banheira com água e todos na casa a dividiam. Começando pelo patriarca da família, até chegar no mais jovem.

3 - O rei tinha um criado só para limpar sua b%nd@

Um dos nobres serviços daquela época era assistir a Sua Majestade fazer suas necessidades e depois limpar o ânus do rei.

4 - O pão podia matá-lo

O pão era uma das comidas mais perigosas da época, pois, na maioria das vezes era fabricado com cereais velhos. E como o estoque também não era algo confiável, o alimento muitas vezes fermentava e apodrecia.

Não era raro que as pessoas sofressem com gangrena até a morte por causa da má alimentação. Além disso, o esporão-do-centeio, um fungo muito comum nos grãos velhos, costumava deixar as pessoas tão “doidonas” quanto ficam hoje, com LSD.

5 - Absorventes de musgos

As mulheres da época precisavam ser criativas, pois os absorventes que conhecemos hoje eram algo beeeeem distante. Enquanto umas não se incomodavam com o sangue da menstruação escorrendo pelas pernas, outras improvisavam com musgos envoltos em pedaços de pano. Claro que, as infecções na época eram extremamente comuns.

Adaptado de Fatos Desconhecidos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top